HIDRATAÇÃO MILAGROSA COM TUTANO

   O tutano de boi , sempre foi usado na hidratação dos cabelos pelos nossos antepassados, mesmo sem conhecerem sua composição química,  apenas pela necessidade, pois naquela época não existia grande quantidade de creme para cabelos como  existem hoje.
     Guardo até hoje uma receita que sempre ficava observando minha bisavó preparar,achava muito bonito como ela caprichava no preparo da pomada como ela chamava, era tão branquinha e tão cheirosa, que muitas vezes pensei em comer um pouquinho.
    Ela pegava o osso da canela do boi, retirava todo resíduo de carne da parte externa do osso, deixava bem limpinho, depois colocava numa panela para ferver com água por uns 20 min aproximadamente, depois retirava do fogo e deixa ficar apenas morno, depois com uma colher ela retirava todo tutano  do osso, colocava numa tigela e com uma colher de pau, ela mexia o tutano até se tornar uma substância homogênea e bem macia e deixava descançar por algum tempo.
   Ela colocava uma colher de chá  dessa substância  numa vazinha e despejava o conteúdo de um  vidro de creme para pentear e misturava bastante até tornar-se uma creme homogêneo, depois retornava esse creme para o vidro. 
   Esse creme era usado por toda família, depois da lavagem, usávamos o creme e não retirávamos, nosso cabelo eram feito tancas e quando soltavamos, ele estava lindo todo cheio de cacho, macio e brilhante.
     Hoje, uso a receita base com o  tutano mais mudei o creme, uso agora no creme de massagem para  hidratar os cabelos, porque agora sei que o tutano é uma substância rica em proteína, carboidratos, colágenos, que possuem  propriedades  hidratantes que  auxiliam na reconstrução e na fortificação das fibras capilares, ajuda na distribuição da oleosidade natural, facilitando assim o penteado, proporcionando maciez aos cabelos.


Leia também:
Cuidados no tratamento dos cabelos afros
Hidratação caseira para cabelos secos
Creme hidratante de tomate
Creme revitalizante para cabelos alisados
Cabelos super hidratado com Kérastase

Nenhum comentário: