ALOPECIA TEM TRATAMENTO



                             
Alopecia areata é um tipo de perda de cabelo que ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os folículos capilares, que é onde o crescimento do cabelo começa. O dano ao folículo geralmente não é permanente. Especialistas não sabem por que o sistema imunológico ataca os folículos.
A perda de cabelo, muitas vezes vem e vai, o cabelo vai crescer de volta ao longo de vários meses em uma área, mas vai cair em outra área.
        
Alopecia areata geralmente começa quando grupos de cabelo cair, resultando em manchas totalmente liso, redondo sem pêlos no couro cabeludo.
Quando alopecia areata resultados em manchas de perda de cabelo, o cabelo geralmente cresce de volta em poucos meses. Embora o novo cabelo é geralmente a mesma cor e textura como o resto do cabelo, às vezes é fina e branca.

Em 10% a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o mesmo problema. Diversos genes têm sido implicados na suscetibilidade à alopecia areata; eles provavelmente interagem com fatores ambientais, como o estresse ou a presença de microorganismos, para disparar uma resposta imunológica anômala que lesa o folículo piloso.
Em 20% a 30% dos casos a alopecia está associada com outras enfermidades de natureza imunológica: tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, etc. Rinites e outras condições alérgicas são encontradas em mais de 40% dos pacientes.
                                                                                                    Drauzio Varella
Não há formas de prevenir a doença uma vez que suas causas são desconhecidas. Mas uma vez com alopecia, há algumas dicas para que você se sinta melhor.
    Para a mulher tudo fica mais difícil, pois a mulher sem cabelo se sente nua.
Como minimizar esse desconforto
• Usar maquiagem para minimizar a aparência da perda do cabelo.
• Investir em perucas, ou chapéus e lenços para proteger a cabeça. Além de serem itens estilos, deixam o visual mais moderno.
• Reduzir o estresse. Embora não seja comprovado cientificamente, muitas pessoas com início recente de alopecia areata tiveram tensões recentes na vida, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc.
Embora a doença não seja clinicamente grave, pode afetar as pessoas psicologicamente. Os grupos de apoio estão disponíveis para ajudar as pessoas com alopecia areata a lidar com os efeitos psicológicos da doença.
A alopecia tem tratamento?
Para o tratamento da alopecia,  procure o médico dermatologista para que as causas da alopecia sejam identificadas e o tratamento seja  direcionado. Algumas opções terapêuticas são: O uso de medicamentos orais ou tópicos, uso de produtos cosméticos contra queda de cabelos, ou tratamentos específicos como intradermoterapia e carboxiterapia.
   Dica:
  Para fazer os cabelos crescerem  mais rápido use o óleo de rícino diretamente na região afetada, use a ponta do dedo para passar o óleo, sempre a noite antes de dormir.

 

 




 
   Leia também:

Nenhum comentário: