COMO ELIMINAR AS RACHADURAS DOS CALCANHARES

      As rachaduras no calcanhar ou fissura no calcâneo são podopatias que mais se destacam no sexo femenino. As mulheres negras são as mais sucetíveis a terem rachaduras nos pés, pois a pele negra é muito seca e pouco hidratada.
      Óleo de buriti: um antioxidante natural para pele.
     São muitas as reclamações de mulheres que possuem rachaduras no pés, as vezes são tão profundas que chegam a sangrarem. Além de causarem  desconforto para quem as têm, pois apresentam-se com um aspécto desagradável,  são dolorosas quando muito profundas.
     Segundo o Podólogo Orlando Madelle Jr. O aparecimento dessas rachaduras nos pés podem ocorrer por vários fatores: alterações climáticas, doenças vasculares, diabetes, micose, defeitos ortopédicos, agressões químicos, andar descalço e o principal fator é a   falta de hidratação.
     Se você sofre desse problema, em primeiro lugar procure um  Clínico Geral para tratamento especializado, se suas rachaduras forem profundas. Mas, se suas rachaduras não forem profundas, existem cuidados e tratamento que você pode fazer em casa para melhorar ou quem sabe tratá-lo. Pois a maioria dos problemas dos pés aparecem devido a negligência e descuidos com os pés.
    Vejamos algumas dicas:
     Deixe seus pés de molho por dez minutos em água morna e sabão, passe pedra-pome para eliminar  a pele morta que pode agravar o problema, depois use um esfoleante caseiro preparado com o suco de um limão e duas  colheres de açúcar, esfregue bem os pés e depois lave-os bem, seque-os e use um creme hidratante para os pés ou até mesmo o creme hidratante que você usa para o corpo e para o rosto misturado com um pouco de óleo que pode ser de amêndoa, uva ou girrasol.
      Para acelerar a hidratação dos pés é recomendado que você use  filme para enrolar os pés por 10 min depois de usar o creme hidratante, pois o filme faz hidratar mais rápido e profundamente.
     Antes de dormir, lave e seque bem os pés e use a manteiga de cupuaçú, principalmente na rachadura e use uma meia grossa deixando a noite inteira, repita esse tratamento quanto tempo achar necessário.
     Você pode usar e abusar da manteiga de cupuaçú, não só nos pés, mas também em toda parte do corpo que se apresente seca e desindratada. Amanteiga de cupuaçú é um triglicerídio e é absorvido rapidamente pela pele, é capaz de absorver grande quantidade de água. A manteiga de cupuaçú age sobre a pele , fomando um filme protetor que não deixa que a água evaporar da pele, é um emoliente que propociona um toque agradável , maciez e suavidade a pele possibilitando assim a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele seca, é capaz de estimular a cicatrização das rachaduras dos pés. A manteiga de cupuaçú apresenta substâncias antinflanmatória, combatendo assim as rachaduras, a pele ressecada e  envelhecida.
  Alguns cuidados devem ser tomados para você manter seus pé lisinhos:
- Mantenha os pés sempre limpo;
- Esfolear e hidratar os pés no mínimo três vezes por semana;
- Evite andar descalço;
-Exercite os pés regulamente.


No mercado temos cremes maravilhosos à base de cupuaçú, um exemplo, Manteiga de Cupuaçú hidratante-Amazônia Viva ( natura)



Agradecimentos ao podólogo Orlando Madella Jr. (11 - 3266-4710)       

6 comentários:

cecy disse...

meu nome é cecy e gosto de pesquisar sobre pés, suas dicas são ótimas, um dia vou fazer o curso de podologia.Parabéns colega.

GLEICIDIVA disse...

Obrigada pela visita e pelo cometário, um grande abraço.

Flávia disse...

Eu sou Flávia nunca tive rachaduras nos pés mais depois que tive meu segundo filho apareceram rachaduras e estou ficando desesperada por não saber trata-las por isso procurei pesquisar e adorei descobrir como e simples cuidar dos pés. Queria agradecer adorei as dicas concerteza me sinto mais confiante e tranquila.

GLEICIDIVA disse...

Olá querida amiga Flávia, adorei o seu comentário e que bom que você gostou de minhas dicas, volte sempre. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Tenho um grande problema com rachaduras. Da até vergonha de por uma sandália aberta. Mais eu tenho so no pé direito. E cada vez mais, ta mais rachado. Isso me encomoda muito. eu lixo mais não adianta. Oque devo fazer nesse caso? Asa: nathielle

FRANCISCA ANDRE disse...

OLA! BOM DIA.SOU AGENTE DE SAUDE E FELIZ POR ESTA BELA DICA. SENDO ASSIM POSSO AJUDAR A MUITA GENTE DA MINHA COMUNIDADE A CUIDAR BEM DOS SEUS PÉS...OBRIGADA! DEUS NOS ABENÇOE. BJOS